sexta-feira, 9 de agosto de 2013

AÇÃO ESTRATÉGICA DEMOCRÁTICA PREPARA O PARANÁ DO FUTURO

 
 
 
Para diminuir as desigualdades sociais e econômicas e avançar ainda mais nos Planos de Desenvolvimento Regional e dos Municípios do Paraná, com uma agenda de ações positivas, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, se reuniu na tarde desta quinta-feira, 08, com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac /PR, Darci Piana.

“Temos de despolitizar as ações para pensar o Paraná grande, não para só hoje, mas para daqui muitos anos. Por isto estamos convidando pessoas que possam pensar o Paraná do Futuro, como uma ação estratégica democrática”, explicou Ratinho Junior. A primeira reunião já ocorreu com os dirigentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA). E já estão previstos encontros com a Federação da Indústria do Estado do Paraná (FIEP), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e outras entidades.

Com esta ação, o secretário Ratinho Junior se antecipa ao que determina o Ministério da Integração Nacional, para a retomada do Planejamento no País, pelo decreto nº 6.047, que constitui a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). O secretário nacional do Ministério, Sérgio Duarte de Castro, já enviou correspondência ao secretário Ratinho Junior para deflagrar esta iniciativa pioneira no Paraná.

“É evidente que o Governo do Paraná tem um Planejamento para o Estado, mas é preciso ser renovado constantemente”, reforçou o secretário. Ele aproveitou o momento para reforçar o convite à 5ª Conferência Estadual das Cidades que acontece em Foz do Iguaçu, nos próximos dias 13, 14 e 15, um fórum maior para essas discussões. “Um evento onde se discutem as prioridades das cidades. Mas precisamos ampliar este leque”, destacou.

Darci Piana se colocou à disposição para ajudar a fortalecer a iniciativa em favor do Paraná. “A nossa estrutura de conhecimentos em cada município pode servir de apoio a este novo planejamento. E cada qual deve fazer a sua parte para somar”, afirmou Piana.

O assessor de Relações Institucionais, Lineu Tomass, e o técnico e de Planejamento, Alvaro Cabrini, ambos do do Serviço Social Autônomo/Paranacidade, acompanharam Ratinho Junior na reunião. Os dois assessores montam o cronograma de trabalho para a próxima etapa. No momento, eles fecham a agenda de visitas institucionais.

 

Da Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná
SEDU/Paranacidade e Concidades


(41) 3250 7212  /  3254 7792  e  9188 0766

Nenhum comentário: